terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Algumas palavras para começar o ano

Olá, galera! Espero que tenham passado bem o Natal e a virada de ano. Normalmente aqui no blog não fazemos postagens sobre essas "datas comemorativas", mas como estamos numa situação meio excepcional, achei que seria uma boa para esclarecer algumas coisas. Se possível, leiam tudo.

O ano de 2017 foi um pouco lento aqui. Tivemos várias paradas e muitas coisas não ocorreram como eu planejava. Uma pena por um lado, mas por outro isso é reflexo de mais progressos na minha vida pessoal, os quais têm me tomado mais e mais tempo. Como vocês sabem, ganhamos absolutamente 0 reais com o blog. Tudo aqui é feito pura e exclusivamente por diversão/ amor. É por isso que, mesmo quando está tudo muito enrolado, tentamos não parar. Agora, por exemplo, como vocês já devem saber, não estou nem no país. Desde setembro me encontro fora em um intercâmbio, o que naturalmente mudou por completo meu estilo de vida e dificultou que me dedicasse ao blog. Ainda assim, nunca o abandonamos. Mas, por uma combinação de fatores, pudemos basicamente lançar os episódios das séries que já "acompanhamos a produção" (Death Battle, Mesa do Death Battle e AVGN, em suma).

Mas por que eu estou escrevendo tudo isso? Infelizmente, parece que, mesmo depois de quase sete anos de blog, muita gente ainda não entendeu o que é isso aqui. Em quase todos os vídeos que postamos, vem um comentário do tipo "quando você vai lançar tal coisa?", "demorou tanto que já vi o original" ou "você errou a tradução da palavra X", com níveis de educação variando de nada a zero absoluto. Não quero que deixem de apontar quando houver erros, nem que peçam que a gente traduza determinada coisa. Pelo contrário, isso é bom para nós. Quando alguém nos mostra um erro, podemos corrigi-lo e quando alguém pede uma série em específico, aquilo nos motiva a trabalhar mais nela. O que pedimos é um pouco de respeito e consideração. Não somos profissionais e não somos pagos para o que fazemos aqui, então acho um pouco injusto sermos cobrados como se fôssemos a Editora Panini. Somos poucos e temos pouco tempo para nos dedicar às traduções. Fora algumas reclamações que são simplesmente sem pé nem cabeça, como pessoas que criticam como traduzimos determinada piada ou como adaptamos certos nomes. Tradução é um trabalho de interpretação e adaptação; invariavelmente algo não sairá exatamente como você faria, mas isso não significa que está errado. Significa apenas que você faria diferente. Vale ressaltar também que a tradução não é feita para quem sabe a língua original. É feita para quem não sabe. Então, se você entende inglês e consegue pegar absolutamente todas as nuances do texto, veja o original. Uma legenda nunca pegará tudo isso, por melhor que seja, visto que ela tem limites físicos a respeitar. Então, antes de fazer comentários do tipo "você traduziu assim, mas assim fica melhor" ou "tinha uma referência aqui que a legenda matou", reflita um pouco. Você poupará o seu tempo e o nosso.

Não temos só mimimi, porém. Dito isso, obrigado a todos que estiveram conosco e especialmente àqueles que deixaram comentários positivos ao nosso trabalho, seja aqui, no Facebook ou no YouTube. Como já disse, nosso tempo é curto, então não é comum respondermos, mas lemos absolutamente todos os comentários. E agora vamos falar do novo ano.

O que podemos esperar no blog em 2018? Particularmente, estou bastante animado, pensando em várias coisas. Entretanto, ainda vamos manter um ritmo lento nos primeiros meses, visto que só volto para o Brasil em março. Até lá, não teremos tantas atualizações (provavelmente continuaremos com o ritmo AVGN, Death Battle e Mesa), mas daí em diante teremos várias novidades. Nesse tempo em que estamos mais lentos, não estamos de todo parados. Tenho feito algumas outras traduções aos poucos, mas não é fácil postar, então certas coisas estão acumuladas. Aguardem março que ressurgiremos como uma Fênix!

Até lá, tentem não nos abandonar. Obrigado a todos que estiveram conosco todo esse tempo e vamos juntos. Provavelmente mais tarde deixarei uma enquete no canto do blog. Quero algumas opiniões. Por favor, votem! :)

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Pode crer Mangeki, o Blog é muito bom. Não deixa esses poucos mimizentos tirarem o entusiasmo de vocês.
    Eu, sem ser modesto, me viro bem no inglês e capto várias piadas e referências que diferem da legenda de vocês, mas sei que é quase impossível "localizar" ou "abrasileirar" uma piada ou referência. Não fica com a mesma graça.
    Adoro suas traduções e sinceramente, detestaria que uns poucos fizessem vocês desistirem desse excelente "serviço de fã para fã".
    Abração galera e um ótimo 2018.

    ResponderExcluir
  2. Tem muita gente que, agora com o acesso fácil a internet, cai sem paraquedas aqui no blog, não conhece ou não acompanhou nada desde o inicio e o primeiro comentário dele vem cheio de mimimi. é chato? é. mas é assim mesmo. Ainda mais que vc nem está aqui e ninguém sabe o que vc está passando. porém não se esqueça de todo o apoio que vc recebeu em todos esses anos de seus fieis fãs e frequentadores do blog. É com eles que vc precisa se focar e não nessa meia dúzia. eles que procurem entender como o blog funciona e também entendam o que é uma tradução gratuita feita de fã para fã. No mais, estaremos esperando ansiosos pelo grande retorno então bom feliz 2018 pra vc e todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. Espero que continue tudo dando certo e aproveita pois aqui no Brasil parece que vai pegar é fogo nesse ano então aproveita e tudo, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo trabalho de todo mundo envolvido É MUITO FODA !!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre vejo esse blog desde quase o começo, mesmo sabendo que teve uma parada nas postagens (entendível, visto que todos tem vida fora daqui e precisam colocar o pão na mesa de todo dia), toda semana venho regularmente visitar o site.

    Todos estão de parabéns e espero que consigam arrumar um tempo livre para continuar colocando novos vídeos.

    Bom, eu vou dar uam sugestão de série que caso consigam colocar ótimo, se não tudo bem.

    Os vídeos do Dashie jogando Mario Maker são muito bons e engraçados, os outros vídeos dele são chatos, mas os do Mario Maker, vale dar uma conferida se agrada e quiserem colocar outra série nova no blog.

    Abraços a todos, próspero 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, dei uma conferida e passa longe de ser o tipo de entretenimento que me agrada. Então sinto muito, mas esse não poderei atender. Mas, tendo outras sugestões, são sempre bem-vindas.

      Excluir
  7. muito obrigado por tudo , continue seu trabalho maravilhoso e dedicado , se toda internet fosse igual ao nerd uai o mundo evoluiria melhor . parabéns pelo seu ótimo trabalho !

    ResponderExcluir
  8. apenas um pedido ou sugestão , se fosse possível poderia traduzir o Jon tron, talvez seja legal e obrigado pelo espaço de entretenimento

    ResponderExcluir
  9. Será que teremos Crítico Nostalgia em 2018? É só uma pergunta, mesmo, não sei se vocês pararam com ele. Parabéns pelo exímio trabalho, continuem assim!

    ResponderExcluir
  10. Fica como pedido/sugestão/dúvida a tradução de mais episódios do Crítico, desculpe qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  11. Não paramos com o Crítico, na verdade pretendo voltar a dar atenção a ele este ano. Mas só sairão episódios quando eu voltar pro Brasil. No momento não consigo me dedicar a mais do que os episódios do Death Battle e AVGN.

    ResponderExcluir
  12. Acompanho o trabalho de vocês a anos e só tenho a agradecer. Não fiquem desanimados com gente que não sabe fazer crítica construtiva. estamos lidando com seres humanos e eles sempre dão problema (maldita inclusão digital...). Tenham sempre em mente os que gostam, respeitam e ajudam no trabalho, afinal cada post é um presente para alguém. Um excelente ano para todos nós

    ResponderExcluir
  13. Oi eu tenho Internet a poucos meses e graças ao seu blog puder conhecer varias coisas interessantes como Sega Hard Girls ( que eu adorei elas ), o filme em anime do Mario, o Anime do Spelunker Sensei que eu não sabia que existia, Bjork , Angry videogame Nerd que é o que eu mais gosto, o soundtrack Street Fighter tribute que não é facil de achar e o do Sonic. Obrigado por tudo e feliz 2018 !

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de parabenizar pelo blog, já acompanho há anos e conheci muita coisa legal graças a vocês. Gostaria de sugerir uma série que acompanho no youtube que se chama "Console Wars". Obrigado por tudo e um ótimo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por nos acompanhar. Já assisti alguns episódios da Console Wars e não me agradou muito, então não tenho planos de mexer com ela, pelo menos por enquanto.

      Excluir