domingo, 27 de março de 2016

Meia década de Nerd, Uai!

Sim, galera, é isso mesmo. Hoje o Nerd, Uai! está completando cinco aninhos. Como o tempo passa, não é mesmo? Uma data como essa merece uma pausa para reflexões, então gostaria de tirar um momento para dividir com vocês algumas informações sobre a situação atual do blog e planos para o futuro. Vamos lá?

Bom, antes de mais nada, nesses cinco anos nós crescemos muito. Começamos com um canal no YouTube dedicado basicamente a postar vídeos do Nerd, depois expandimos para o Capitão S e o Crítico e por fim migramos para cá por dois motivos: um que o YT não nos deixava postar muitas coisas (leia-se: vídeos do GameTrailers) e segundo porque já estávamos com o canal cheio de advertências, então era questão de tempo até ele ser deletado. E não deu outra: pouco depois que inauguramos o blog, isso aconteceu. Já no blog, o acervo de vídeos cresceu. Começamos com Pop Fiction, depois as Retrospectivas, Garota Nostalgia, Pergunte Àquele Cara de Óculos, Top 10s, entre outros. Aqui, também tínhamos a vantagem de postar outros tipos de conteúdo, então vez ou outra eu trazia algum texto traduzido ou algo para download (quase sempre OSTs de jogos). Mas, mesmo com a maior "liberdade" do blog, não foi fácil. Quem nos acompanha desde sempre lembra como era complicado postar vídeos naquele tempo. Cinco anos pode parecer pouca coisa, mas as coisas na internet mudam super-rápido. A única alternativa de qualidade para o YT era o Vimeo, mas ele também deletava gente a rodo (hoje isso melhorou um pouco). O Dailymotion vivia dando problemas, além de ser cheio de propagandas (ainda é, na verdade, mas naquela época era muito mais agressivo). No fim, acabamos escolhendo o Videolog como principal canal para os vídeos, mas ele estava longe de ser ideal. A maioria dos nossos arquivos ficavam no Megaupload, lembram dele? Mas no começo de 2012 aconteceu aquela tragédia. Mas a gente supera. Com o tempo, fomos adicionando mais séries: Death Battle, Did You Know Gaming, All Your History, Game Theory... Começamos a trazer alguns animes e mangás, e até algumas novels! Hoje podemos dizer que temos um acervo considerável, e fico feliz por termos crescido tanto nesse tempo. Ah, e também temos um novo canal do YouTube, originalmente administrado pelo JM-Trad e hoje pelo Fabricadedesenhos. Sim, se antes eu estava sozinho nessa, hoje tenho alguns aliados para encarar essa labuta. Além dos dois já mencionados, tem também o Lelygax (que anda meio sumido, mas tudo bem). E temos até uma página no Facebook, também, e olha que eu era meio avesso a isso.

Agora vamos falar da parte chata. Ano passado, mais uma vez, tivemos outro daqueles golpes devastadores. Duas contas nossas do Mega foram deletadas de uma vez, levando MUITA coisa junto. Desde então, tenho trabalhado freneticamente para reupar tudo, mas gente, é muito arquivo. Pensem bem: esse post é o de número 826 do blog. Temos aqui e ali um ou outro post como esse, dando algum recado (ou uma bronca em anônimos), mas a grande maioria das nossas postagens são com vídeos (ou algum outro tipo de conteúdo). Pegando por baixo, podemos dizer que são pelo menos 800 postagens com vídeos, sendo que todas têm pelo menos duas opções de download (a qualidade baixa e a alta/ HD, sendo que de uns tempos pra cá alguns têm também a opção de Full HD), fora o arquivo que é enviado pro Vimeo/ Dailymotion/ etc. para se assistir online. Façam as contas aí e vejam quanta coisa é pra upar e linkar. Mas, se vocês derem uma voltinha pelas páginas, vão ver que já tem bastante coisa funcionando, eu diria que uns 75% dos links estão on, e já tem mais arquivos sendo enviados agora mesmo. Então paciência, as coisas vão se ajeitar.

Agora vamos falar do que temos planejado para o futuro. Não esperem nada revolucionário aqui, são apenas alguns recados mesmo. Para começar, dentro de alguns dias removerei os botões das séries Pop Fiction e World Warriors da página principal e as colocarei dentro do link "Outras Séries". Isso porque elas estão essencialmente encerradas. O Pop Fiction acabou definitivamente, já que o GT fechou, como vocês devem saber. E o World Warriors não lança episódio desde agosto e ninguém toca no assunto no canal deles, então não creio que vá voltar (mesmo que volte, com certeza vai sair um episódio na vida e outro na morte). De todo modo, os links continuarão funcionando normalmente, só estou avisando aqui pra ninguém assustar quando os botões sumirem. Outra coisa que eu tenho em mente para este ano e que vai ganhar uma prioridade é o Crítico Nostalgia (e a Garota também, a reboque). Ele foi uma das séries inaugurais do blog, e de uns tempos pra cá simplesmente encalhou. Existem motivos pra isso, que vão desde ao trabalho que os episódios dão, já que são cheios de referências, à encheção de saco que foi quando o Nostalgia BR começou a legendar a série também, e aí toda vez que eu lançava um episódio eram mil comentários do tipo "ele já fez esse". Mas passado é passado, o Nostalgia BR é uma incógnita no ar e eu quero traduzir essa série. Portanto, este ano ela vai andar de qualquer jeito. Antes disso, porém, tenho duas outras prioridades: finalizar o BD de BlazBlue, que só falta um e já deu muita história, e finalizar o Board James, que é super esperado e falta pouco. Depois deles, sim, me focarei mais no Crítico. Isso significa que as outras séries ficarão largadas? Claro que não, apenas aumentarei a frequência dos episódios dele, porque sinceramente, em cinco anos só fizemos cinquenta episódios, é ridículo.

Também estão me cobrando bastante o BlazBlue Phase Shift 2 e o Resident Evil Umbrella Chronicles Lado B. O primeiro já está todo traduzido. Eu pretendia lançá-lo ainda em março, mas não sei se vai dar, ainda preciso revisar o texto. Mas não demora muito (eu acho). O próximo livro será finalmente o Resident Evil. Só posso pedir desculpas a quem espera por ele há tanto tempo (afinal, o Lado A eu lancei em 2013, se não me engano). Eu sinceramente desanimei muito desse projeto, porque pasmem, eu já perdi os arquivos dele duas vezes! Tipo, quando terminei o Lado A, já parti para o B. Tinha traduzido boa parte e puft! Problema no PC, arquivo corrompido, tchau. Fiquei meio chateado, mas comecei de novo. E de novo a mesma coisa. Depois disso, não tive pique e ele acabou ficando pra escanteio. Mas já passou muito tempo, está na hora de retomar (fazendo backup a cada 2 segundos, claro). Então aguardem, vai sair. Outra série que encalhou foi o James & Mike Play. Essa eu nem sei dizer o que aconteceu, comecei com bastante gás, lançando episódios bem rápido e depois parei. Gosto muito dela e quero retomar, mas acho que ainda deve demorar um pouco, tem muitas outras prioridades antes. Peço desculpas aos que gostam.

E é mais ou menos isso, galera. Queria parar um pouco para falar do blog em geral nesta data tão marcante. Se tiver alguma coisa que vocês queiram saber, sobre alguma série específica que não mencionei aqui, não hesitem em perguntar nos comentários. Vocês também são bem-vindos para sugerir séries ou vídeos que queiram ver legendados. Eu sou, apesar de tudo, meio desligado dessas coisas, então às vezes sai algo muito maneiro e nem fico sabendo. Não posso prometer que vou atender a todos os pedidos, porque já temos toneladas de trabalho acumuladas, mas nunca se sabe, não é? Vários dos nossos projetos aqui foram sugestões de vocês, como o Sequelitis, o vídeo sobre a vida do Satoru Iwata, Kung Fury e, de certo modo, o próprio Board James (sempre quisemos fazer, mas a "pressão popular" ajudou). Sempre leio TODOS os comentários, seja nas páginas ou no chat, e saibam que cada um faz toda a diferença, então participem! Não deu pra preparar nada revolucionário pra comemorar os cinco anos, mas ainda hoje deve sair alguma coisinha, só pra "não passar em branco". Até lá!

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Mangekyou, primeiramente parabéns pelo blog. Eu acompanhava desde que foi criado e nem sabia. Comecei a acompanhar no youtube quando você traduziu o AVGN das tartarugas ninja e fiquei viciado no seu canal. Como pode passar tanto tempo? Cento e poucos episódio do nerd e estamos na luta.

    Posso dar uma sugestão, com relação aos comentários que você mesmo citou. Que tal adicionar um script do java de comentários recentes para que possamos acompanhar os comentários dos posts?

    As vezes tem um leitor entendido de certo assunto e começa uma discussão, mas conforme os posts vão avançando a gente acaba não acompanhando o desenrolar. Ou às vezes alguém faz um comentário e tempos depois é respondido, mas não fica sabendo.

    De qualquer forma FKDK, e parabéns, que venham mais cinco anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia. Estamos discutindo pra ver se é possível, porque o layout do blog não favorece muito haha. Mas valeu pela dica!

      Excluir
  2. Ano do Critico Nostalgia!!!!!!! Uhuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também sou seguidor do blog desde que era só um canal no youtube, em algum vídeo do nerd que achei sem querer.

    Depois que o youtube foi apagado, pesquisei e achei o blog, e desde então semanalmente entro aqui para ver as novidades, ja vi um pouco de tudo, e sempre curti muito do que vi por aqui.

    Parabéns e muito obrigado pelo trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz de conhecer e fazer parte da história e parte dessa galera maravilhosa ^^

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Mangekyou!
    Curto seu blog desde a época do Youtube!
    E que venha mais muitas décadas de vida pro canal e pra vc tbm né?!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, 5 anos não é pra qualquer um. É incrível o que paixão e dedicação podem fazer juntas. Minha única tristeza é saber que Pop Fiction acabou. era minha série preferida após o AVGN. Mas fazer o que? uma hora tudo que é bom acaba, não é? enfim, muito obrigado pelo seu ótimo trabalho, Nerd, Uai! e muita força de vontade pra vocês nos projetos que virão. VLW

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Mangekyou!
    Eu conheci o blog nem lembro como, quando nem tinham trazido o critico nostalgia para o blog (Estava com um banner escrito "Em breve")e o Nerd estava nos primeiros episódios também trazidos para o blog, E eu me interessei, vendo alguns videos.
    Eu confesso, eu esqueci o nome do blog umas 4 ou 5 vezes até finalmente decorar o nome, mas...
    Parabéns Mangekyou! Não posso falar que realmente acompanhei seu blog de perto (Eu vi a crise do megaupload aqui e outras coisinhas mais, mas como eu simplesmente esqueci o nome do blog umas vezes, então né...), mas você faz um trabalho incrível! É muito foda ver o esforço que você coloca nos vídeos! Parabéns por todo esse trajeto que você, junto com o resto da equipe, vieram percorrendo até hoje!

    ResponderExcluir
  9. Prbns, não é qualquer página que fica ativa na internet por tanto tempo, ainda mais nos novos tempos que as coisas enjoam muito rápido.

    Grande conteúdo para qualquer tipo de pessoa e isso é muito raro, já que a grande maioria dos sites foca só em um conteúdo e vocês focam e vários.

    Faria um humilde pedido, tem um canal no YT de uma pessoa chamada DASHIEGAMES, eu acho super divertido e segue parecido com o canal do NERD, a diferença é que não sao jogos antigos, mas os comentários são engraçados tanto quanto, vou deixar abaixo o link e vejam se vale a pena uma sequência de tradução desse canal

    https://www.youtube.com/channel/UCERUmrDh9hmqEXBsnYFNTIA

    Abraços e que continue por mais 5 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos, antes de mais nada, obrigado pelas palavras gentis. Eu já conhecia o canal (na verdade, acho que já sugeriram ele aqui uma vez), mas o estilo de vídeos dele não me agrada muito. Vou ficar te devendo essa, mas não hesite em nos informar se encontrar algo legal por aí. Valeu!

      Excluir
  10. Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Eu conheci o blog faz uns 3 anos procurando os episódios do AVGN legendado (aliás, o blog ainda está nos favoritos na pagina do AVGN aqui) e graças a ele eu conheci Crítico/Garota Nostálgico(a) (que fico muito feliz de saber que vocês pretendem """""retomar""""") e Did you Know (que eu não dava muita bola até ver no blog).

    Seu trabalho é excelente e é por isso que hoje vocês podem fazer um post comemorando 5 anos.

    Mais uma vez parabéns e muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem. E os próximos 5 anos sejam tão bons quanto esses últimos 5.

    ResponderExcluir
  11. Adoro o trabalho de vocês! Espero que diure mais meia decada!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Canais que eu acho legal dar uma olhada para legendar: Boogie2988 com o personagem Francis e o Lazy Game Reviews/LGR(Ele é mais especializado nos jogos antigos de computador como jogos para MS-DOS, mas tem outros conteúdos relacionados aos consoles antigos, e também à computadores antigos. Só soltando alguns nomes aqui, estou bem satisfeita com o conteúdo do site até agora, parabéns pelos 5 anos, muito conteúdo legal por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Gostei do termo Ano do Crítico Nostalgia, espero que seja verdade! Finalmente poderei rever em português os mais de 300 episódios que vi legendados em espanhol! Obrigado, mangekyou54, vida longa e prospera para ti, ao Nerd Uai e aos grandes vídeos legendados do critico!

    ResponderExcluir