quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SeHa Girls Episódio 7 + um pouco sobre Segagaga

Enfim chegou o episódio 7 de High School SeHa Girls, que tem como convidado especial o grande mascote da Sega: Sonic, o ouriço! Ele e as meninas terão de travar uma grande batalha com o Dr. Eggman, também conhecido como Robotnik, para evitar que ele domine o mundo virtual. Sinceramente o episódio mais foda até agora, pelo puro fator nostalgia. E só pra comentar: que poh@ de título doido é aquele do próximo episódio? lol

High School SeHa Girls
Ep.07: Eggman Vs. Sonic & Sega Hard Girls
Download (Full HD 1920x1080): Aqui
Download (HD 1280x720): Aqui
Download (640x360): Aqui

Agora vamos para o nosso momento curiosidade do dia. Esse anime é obviamente cheio de referências à História da Sega, algumas mais óbvias, como a presença de personagens clássicos e mundos baseados em jogos da empresa, enquanto outras nem tanto, pelo menos para nós, ocidentais. Uma dessas referências mais obscuras é nada menos que o próprio nome da escola que as garotas frequentam, Sehagaga. Esse nome é uma referência a um peculiar jogo lançado pela Sega em 2001 para o Dreamcast, chamado Segagaga.

Capa do jogo:

A capa do jogo não dá pra ter a menor ideia do que se trata, a não ser pelo logo com a fonte da Sega e os dizeres "Sega Simulation", ou "Simulação de Sega". Por mais estranho que pareça, é disso mesmo que o jogo se trata.

 

O jogo é essencialmente um RPG, ambientado em Tóquio no ano de 2025. A Sega, cuja base fica no bairro de Haneda, está em maus lençóis, tendo perdido quase toda a sua clientela e hoje tem apenas 3% do mercado mundial. Tudo isso graças ao surgimento da terrível Dogma Corporation, uma poderosa empresa nova que mudou o cenário mundial.

Se a história parece estranhamente parecida com a realidade, é porque é baseada nela. O jogo foi lançado para o Dreamcast poucos meses depois que a Sega anunciou que ia descontinuar a produção do console, e serviu praticamente como um presente de despedida da empresa para os seus fãs mais dedicados. É a sua chance de, como jogador, encarar os desafios que a Sega vivenciou por tanto tempo e, quem sabe, mudar o destino da empresa, pelo menos na ficção. Para quem não percebeu pela descrição, a Dogma Corporation nada mais é que uma versão fictícia da Sony, que entrou no mercado do nada e mudou completamente a divisão de mercado.


Para conseguir virar o jogo, a Sega coloca em prática o projeto Segagaga, que consiste em colocar a gestão da empresa nas mãos de crianças escolhidas aleatoriamente, para ver se elas, enquanto principal consumidoras, conseguem fazer a empresa produzir o que o público quer. Você assume o controle de uma dessas crianças, um garoto com o nada sutil nome Sega Taro. O jogo se divide em partes de simulação, em que você controla os recursos da empresa, atividades dos funcionários e coisas do tipo, e partes de RPG tradicional, desbravando estúdios de produção como se fossem dungeons, e os inimigos variam de funcionários revoltados a personagens clássicos da Sega que escaparam dos jogos.

Obviamente, o jogo é um festival de fan service pra galera da Sega. Além da tonelada de personagens, uma verdadeira aula de história sobre a empresa e muito bom humor (só pra mencionar um caso bem famoso, Alex Kidd trabalha num bar porque foi demitido da Sega depois que o Sonic chegou), o jogo também é regado a cenas de anime feitas pelo estúdio Toei Animation (sim, o mesmo que produziu inúmeros animes clássicos, como Dragon Ball, Sailor Moon e One Piece). Outro atrativo é que, com o tempo, você realmente começa a produzir jogos. A maioria deles são jogos reais da Sega, como Phantasy Star e Sakura Wars, mas tem alguns que são paródias de jogos de outras empresas, como...



E, claro, você também tem a chance de mudar o triste fim da sua empresa favorita.
Já é um incentivo e tanto para jogar, não?

Infelizmente, porém, nem tudo é perfeito. O jogo nunca foi lançado fora do Japão. Pra começar, o Dreamcast caiu no esquecimento da América muito mais rápido que no Japão (na verdade, a Sega já estava bem mal das pernas por aqui desde a época do Saturn, que no Japão ainda foi relativamente bem-sucedido) e, como dito, o jogo foi lançado depois que a produção do console parou. Além disso, é um título que obviamente não é para todos. Mesmo no Japão, ele só era vendido sob encomenda (depois acabou sendo lançado tradicionalmente nas lojas, porque fez mais sucesso do que a própria Sega esperava). Como resultado, a Sega da América provavelmente decidiu que não valia a pena investir nele, levando em conta que é um jogo com muito texto para traduzir e muitos personagens e nomes envolvidos (como vocês devem saber, a questão de direitos autorais vira uma bagunça nos EUA, porque nem sempre a empresa original é quem acaba lançando a versão americana). Um grupo até começou um projeto de tradução do jogo para o inglês, mas isso já faz uns 7 anos e depois não houve mais notícias. Então, infelizmente, pelo menos por agora, é muito difícil aproveitar esse jogo ao máximo, a menos que se tenha um bom conhecimento de japonês. Mas, pelo menos na minha opinião, é um título de extrema importância, por celebrar o fim de uma fase da Sega e por mostrar que, mesmo nessa situação ruim, a empresa ainda teve o carinho e preocupação com os fãs de desenvolver um produto desses, e ainda tratar o próprio fracasso com tão bom humor. É por essas e outras que a Sega sempre viverá para sempre nos nossos corações! (momento lágrimas)

Confira abaixo a abertura do jogo legendada em português:

Download: Aqui
HD: Aqui

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Valeu por mais um episódio e por esse incrível bônus!

    É engraçado e triste ao mesmo tempo ver o alex kidd assim. Acho que já passou da hora da sega fazer um novo jogo dele. Não precisa ser uma super produção, acho que se eles lançassem só pra portáteis (3ds,psvita) eles teriam uma resposta bem positiva. Mas eles só pensam em sonic,sonic,sonic... Tipo eu gosto do sonic mas pelo que vi esse novo sonic boom foi literalmente uma bomba. Se eles não querem deixar de fazer jogos do sonic então que façam, pelo menos, um Sonic&Alex kidd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weee... mas não. A SEGA of Japan e of America são bem diferentes, é a Of America que fica enchendo o saco com o Sonic. Só pra tu ter uma ideia, a SEGA of Japan não queria fazer um Sonic 2 pra lançar em 1992, eles achavam muito cedo. Foi por causa da insistencia da SEGA of America que o jogo saiu (e eu não acho ele tão legal quando o 1, CD e 3&K... ele é muito, muito rushado). O maior sucesso hoje da SEGA of Japan é Phantasy Star Online 2, e a SEGA of America simplesmente não se coça pra trazer o jogo pro ocidente (e ele é otimo, até apareceu nas SEHA Girls) só pra tu ver o nivel de inutilidade dos caras. E tu realmente esperava que Sonic Boom iria ser legal? Feito por uma empresa western (que em 90% dos casos simplesmente não entendem o personagem ou a essencia do jogo) e só pra ser um tie-in com uma serie de TV (que tmb é absurda de ruim).
      E Alex Kidd... vou ser bem sincera, o jogo nunca vendeu. Não há razão pra fazer um game dele. Mas pelo menos lembraram dele no Sonic And SEGA All-Star Racing/And All Star Racing Transformed (o design dele ficou DIVINO) Alias, o SaSAR e SaASRT foram os unicos games western bons do Sonic, lol.

      Excluir
    2. Acho que eles mandaram bem em ter feito o sonic 2 na época. O sonic não poderia ter virado um mascote da sega só com um jogo. Mas não sabia que a of America era/é tão inútil e burra. Parecem que não gostam de dinheiro. Não entendo do assunto e nem sei quanto custaria pra localizar um jogo do Japão pra cá mas com toda a certeza, mas que não vendesse tão bem, os caras cobririam os custos e teriam lucro, mesmo pequeno. Uma pena, perde os fãs e ela mesma. Mas acho que possa ter esperança porque eu li que o lançamento da Valkyria Chronicles na steam fez muito, muito sucesso. mas até do que a sega esperava. então acho que nós próximos anos veremos mais jogos da sega no pc. como Vanquish, Virtua fighter e o própio Phantasy Star Online 2, porque não.
      Sonic 2 é o meu favorito porque era o jogo que vinha no mega drive quando comprei kkk então eu joguei bastante antes de jogar os outros. Cheguei a jogar o sonic 1 antes mas foi só um pouco e era muito criança e não tinha noção na época.
      Eu até esperava que o boom fosse bom kkk pelo que vi nos trailers. sqn. a série de tv eu vi os 3 primeiros episódios. como ela é rápida eu diria que são "assistiveis" quando não se tiver o que assistir.
      Eu ainda acho que lançar um jogo do Alex kidd nos portáteis iria ser uma bom negócio pra sega. E esse sonic racing, putz, é um bom jogo mas eu não sei se sou eu que sou ruim ou é o jogo que é difícil porque eu baixei a demo e passei um sufoco tremendo pra terminar a corrida em primeiro kkk
      Enfim, valeu pela resposta e vamos torcer pra que a sega of america faça menos cagadas ano que vem.

      Excluir
    3. Tem que ver tmb que tem a SEGA of Europe.... sabe os Total War, da Assembly Studios? São dela. O proximo Sonic que viria seria o CD, que é simplesmente espetacular. Eu pessoalmente acho a nostalgia uma porcaria e tento de tudo pra não permitir que ela nebule os meus julgamentos, embora eu sempre mantenha o contexto historico na minha mente quando analiso algum jogo.
      Sim, a SEGA está extremamente satisfeita com os lançamentos de PC desde a epoca do Sonic Generations Shiro no Jikuu. Eu pessoalmente acho que eles até estão fazendo um bom trabalho atualmente na area de PCs, o que me deixa muito satisfeita, pois o meu sistema primario é um Pentium E5300 (old... mas roda tudo o que eu coloco nele XD)
      Eu tmb joguei muito, muito o Sonic 2. Mas quando analiso ele friamente, os pontos fracos dele saltam aos olhos. Ele não é como o Sonic 1 e o Sonic CD, que não foram rushados, por exemplo. As fases dele são bem menos inspiradas que as do 1/CD, os graficos são inferiores, a trilha sonora é inferiora, tem muita zona filler (HIll Top existe pra que, afinal de contas? Que fase chata).
      Alias, o Sonic 2 foi feito em 8 meses... nisso a gente vê a genialidade do Yuji Naka, programador chefe. O jogo poderia ter saido simplesmente horrivel, mas não, mesmo sendo inferior ao que veio antes e ao que viria depois, ele continua sendo um game excepcional.
      Vanquish... é da Platinum Games. Visto que ambas as empresas estão muito felizes com o sucesso no PC (Metal Gear Rising Revegeance foi feito pela Platinum, e fez muito sucesso no Steam) eu tenho esperanças que saia pra PC. Já Phantasy star Online 2 eu não tenho esperança alguma. Uma versão US chegou a ser apresentada 2 anos atras, mas nunca mais se houve noticias do game. E eu tmb não confio que eles vão fazer um bom trabalho cuidando do game. Eu vou ficar jogando a versão japonesa (existe patch de tradução feito por fãs, e é muito bom. Procure por Arks-Layer caso esteja interessado.)
      Sobre o Alex Kidd... Platformers hoje em dia não vendem, infelizmente. Se ele não vendia durante a epoca que os platformers vendiam como pão quente na padaria, quem dirá agora? Rockman, Klonoa, onde estão eles? O Rockman sempre foi muito mais forte que Alex Kidd está totalmente esquecido. =(

      Excluir
  2. Obrigado pelo episódio, muito bom a participação do Sonic, e pelo vídeo, pena que este e outros bons jogos muitas vezes não chegam no ocidente.

    ResponderExcluir