sábado, 9 de fevereiro de 2013

Retrospectiva da Id - Parte 2

Fala, galera! Tive uma semana tumultuadíssima, por isso peço desculpas pela falta de posts. Hoje apresento a segunda parte da história da Id. Aproveitem!

All Your History Are Belong to Us
Id Software - Parte 2
Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. muito bom o video. mal posso esperar pela terceira parte e ver as mudanças que doom trouxe ao mercado da época

    ResponderExcluir
  2. adoro a id, otima traducao, parabens nerduai por esse trabalho!!

    ResponderExcluir
  3. Há um pequeno erro que posteriormente foi corrigido. O nome do jogo é Wing Commander, não Wind.

    O legal do tema rolagem de telas que é mais detalhado na primeira parte é que quando a Nintendo liberou o Super Mario Bros. para o computador japonês PC-88, é que nela não havia esse procedimento, isso fez com que o jogo ficasse mais chato.

    E, segundo boatos, a id cedeu o código para a criação do Super Noah's Ark 3D que o Nerd resenhou como vingança pela censura do Wolf3D no SNES.

    ResponderExcluir
  4. é interesante que esses caras criaram a rolagem de telas para jogos de pc, e ainda inovaram novamente com os jogos 3D. muito boa a tradução

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado!!! Ótimo episódio!!!

    ResponderExcluir

  6. Muito boa a tradução, como sempre mais um trabalho excelente do Nerduai. Sobre o documentário em si, achei ele meio tendencioso.

    1- Sim, o PC tinha problemas de scroll, mas com placas CGA/EGA que no final dos anos 80 tinham ficado ultrapassadas devido o surgimento do VGA. A Id tirou leite de pedra dessas placas, mas isso era uma opção de ficar atrelado a um hardware limitado. Outras linhas de micros como Commodore Amiga e Atari ST tinham hardware de scroll como os videogames e até o micro de 8bits Commodore 64 também tinha.

    2- Wing Commander não é um jogo lento, é um jogo PESADO. Se você rodar ele num 386 com VGA o jogo flui muito bem. Achei que eles denegriram o Wing Commander para novamente super estimar a Id e sua habilidade de programação, esquecendo que a máquina target deles era o 286 com EGA. Mas acredito que eles optaram usar como padrão uma máquina ultrapassada por conta do preço dos jogos deles, bem abaixo do mercado. Mercadologicamente foi um acerto, mas artisticamente antes do Wolfstein 3D os jogos da Id eram tosquinhos para época.

    3- Wolfstein 3D teve polêmica na Alemanha e com a Nintendo? Sim, mas ele não era nem de longe o jogo mais violento do seu tempo. Muitos outros jogos já mostravam um lado gore antes, principalmente nos micros. Mas talvez por conta das duas polêmicas ditas antes, talvez ele tenha ficado com esteriótipo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o episódio!Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de parceria?http://thegamerblo.blogspot.com.br
    responda lá no meu blog por favor.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, parabéns!

    Uma sugestão, você poderia legendar o Angry Joe. Ele faz reviews mas com muito bom humor.

    A crítica dele sobre o DmC:

    http://www.youtube.com/watch?v=o4NaBrFkiDo

    ResponderExcluir