sábado, 17 de dezembro de 2011

As Aberturas de Resident Evil

Hoje estou muito feliz em colocar em prática em uma ideia que já estava há um bom tempo: trazer vídeos de cenas de games legendados. E como Resident Evil estava muito em voga ultimamente aqui no blog, resolvi começar com um clássico dos clássicos: a abertura do Resident Evil original, com seus atores reais, atuação digna de um capítulo de Malhação e bonecos se passando por cães zumbis XD. E como muitos devem saber, essa abertura sofreu alguns cortes na versão americana por conta da violência. Por isso mesmo, resolvi trazer as várias diferentes versões do vídeo, pra todo mundo ficar satisfeito! Aproveitem!

Ah, claro, antes de começar o jogo tínhamos de ver aquela rápida introdução
na qual Chris é atacado e o logo aparece em cima do olho. Vejam só:

Resident Evil 1 - Introdução
Download: Aqui / Alta Qualidade: Aqui (Versão Resident Evil)
Download: Aqui / Alta Qualidade: Aqui (Versão Bio Hazard)

Essa introdução não teve alterações na versão americana, só disponibilizei os 2 links pra quem quiser ouvir o narrador falando "Bio Hazard" ao invés de "Resident Evil".

E agora vamos ao que interessa. Bio Hazard foi lançado no Japão em 22 de março de 1996 no Japão e trazia uma abertura com atores reais inspirada em filmes de terror clichê. Ao contrário do que muitos pensam, a versão original japonesa da abertura não era colorida, e sim em preto e branco como na americana. Mas havia muito mais cenas de violência e no final, uma música-tema cantada que é exclusiva dessa versão.

Resident Evil 1 - Abertura Japonesa

Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

Quando a versão americana saiu, a censura caiu em cima. As cenas de pessoas mortas no começo foram substituídas por recortes de jornal, a morte de Joseph foi muito encurtada e a apresentação dos personagens, no final, também foi alterada para remover a cena ultrajante de Chris fumando. Decepar pessoas durante o jogo inteiro? Tudo bem. Agora, fumar? QUE ABSURDO!!!! Não permitiremos isso no nosso lindo país!!!

Resident Evil 1 - Abertura Americana

Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

Depois do grande sucesso do jogo, a Capcom logo começou sua tradicional estratégia de relançá-lo 70 mil vezes para ganhar mais dinheiro, a cada vez mudando alguma coisa ínfima, mas que fazia os nerds fanáticos comprarem o jogo toda vez. Aí veio então Resident Evil Director's Cut. Prometeram que a versão americana traria a abertura sem cortes dessa vez, mas foi promessa de político e ficamos na mesma. Mas quando a versão européia saiu, eis a grande surpresa: a abertura veio sem cortes e de brinde ainda numa versão a cores! Uhul!

Resident Evil 1 - Abertura Sem Cortes e a Cores

Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

Em 1998 veio outra versão do jogo, dessa vez com suporte ao Dual Shock. Como brinde extra, a trilha sonora do jogo foi toda substituída por uma nova, sinfônica ao invés da sintética anterior. Com isso, a abertura ganhou alguns retoques sonoros. Vejam:

Resident Evil 1 - Abertura Com Trilha Sonora Sinfônica

 Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

A versão Dual Shock de Resident Evil também vinha com um disco bônus cheio de extras. Uma curiosidade legal que pouca gente sabe é que originalmente o jogo seria dublado em japonês na versão japonesa do jogo, mas depois decidiram abandonar a ideia e colocaram a dublagem em inglês com legendas. Provavelmente eles não queriam perder as pérolas dessa dublagem hoje lendária. Bom, nesse disco bônus era possível ter um gostinho de como teria sido essa dublagem em japonês: ele vinha com um vídeo da abertura dublada em japonês. Vejam só:

Resident Evil 1 - Abertura Dublada em Japonês

Download: Aqui
Alta Qualidade: Aqui

E é isso. Acho que são todas as versões que existem da abertura (excluindo obviamente a do GameCube). As versões de Saturn e PC são basicamente as mesmas: no Saturn foram usadas as aberturas idênticas às do PlayStation (em preto e branco e censuradas na versão americana) e no PC elas vieram em cores e sem cortes. A versão DS trazia a versão censurada mesmo na versão japonesa (provavelmente pelo DS ser mais "família").

E é isso. O post ficou beeeeem maior do que eu pretendia a princípio, mas eu acho que ficou muito bom. Eu gostei XD. Em breve mais vídeos e em posts mais objetivos. Aguardem!

PS.: só um comentário nada a ver: não vou dizer nada com relação à versão censurada, porque a morte do Joseph dura, tipo, uns 2 segundos, mas na versão sem censura, a Jill não demora demais pra perceber que ele morreu? Tipo, o bixo fica horas devorando ele, todo mundo dá altos tiros, e só depois ela grita o nome do coitado. Que retardada, como ela sobreviveu?! XD

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, ri muito da atuação dos atores. Apesar de que na época dava muito medo. ^^
    Agora a Rebecca Chambers até irrita aquela cara de taxo que ela faz! kkk
    Muito bom o post, acompanho diariamente o site para conferir novidades apesar de raramente postar comentários. Site muito bom pra gamers das antigas assim como eu. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O post ficou bom não, ficou ótimo! E que mais objetivo que nada, gamers das antigas adoram coisas assim! Meus parabéns pelo excelente trabalho, o nerduai já está nos meus favoritos, sempre entro pra ver as novidades.

    ResponderExcluir
  3. estão todos off ajeitem por favor

    ResponderExcluir
  4. amigo me tira uma duvida aquela versão atual que tem suporte pra dual shock que atualmente esta a venda na psn é censurada

    ResponderExcluir